O que é e para que serve a massagem biodinâmica

A massagem biodinâmica é diferente da massagem habitual que as pessoas conhecem, no sentido de que essa massagem comum é mais ligada à ortopedia e à fisioterapia. Ela trata de entorses, torcicolos, luxações, dores musculares, problemas articulares e outros distúrbios do aparelho locomotor.

A massagem biodinâmica está mais vinculada às questões psicológicas. Uma pessoa que está muito tensa e ansiosa, por exemplo, pode em se beneficiar bastante da massagem biodinâmica. Ela pode proporcionar relaxamento, harmonização e tranqüilidade. Essas pessoas em geral estão excessivamente aceleradas e podem ter como resultado do tratamento passar a funcionar de modo menos agitado e mais orgânico. No mesmo sentido, pode ajudar a aliviar sintomas psicossomáticos ligados a este tipo de problema, como taquicardia, sudorese excessiva, nervosismo, dor de cabeça, insônia e outros.

A massagem biodinâmica é também útil para tratar estados de irritabilidade e insatisfação crônica. Também pessoas deprimidas, desvitalizadas e sem ânimo podem se beneficiar dela. Quadros de fadiga crônica e fibromialgia também têm mostrado melhora com este tipo de tratamento.

A massagem biodinâmica é útil ainda como recurso de autoconhecimento. Pode ser direcionada para que o paciente perceba seu próprio corpo e com isso aumente a consciência de suas necessidades, desejos, sentimentos e emoções. Neste sentido, pessoas que estão “fora do eixo”, ou “fora do prumo”, podem recuperar um contato saudável consigo mesmas que as ajudará a se posicionar de maneira mais efetiva e satisfatória frente aos conflitos que as afligem.

Existem casos em que os sentimentos e a livre expressão de si mesmo estão bloqueados, havendo como que uma barreira que faz com que as pessoas se sintam presas, entaladas ou mesmo encarceradas. Para isto a massagem biodinâmica pode ser muito útil, ao contribuir para dissolver essas barreiras e permitir que tudo flua e o organismo recupere seu movimento e sua circulação energética.

Ela faz parte da Psicologia Biodinâmica, que é um método de tratamento criado pela psicóloga e fisioterapeuta norueguesa Gerda Boyesen na década de 1960. Este método comporta a Psicoterapia Biodinâmica, que utiliza o trabalho verbal conjugado a formas de intervenção corporal como exercícios e massagens. Aqui a massagem é um dentre muitos recursos e técnicas, que pode ser utilizada ou não, conforme o paciente.

A massagem biodinâmica pode ser aplicada independentemente do trabalho psicoterápico, voltando-se para uma ou algumas das finalidades listadas acima. Muitas vezes é indicada por psicoterapeutas aos seus pacientes quando estão num momento do processo em que o tratamento está meio empacado, as coisas não andam, não há muito material a ser trabalhado. O resultado é que muitas vezes a massagem ajuda a liberar o que estava preso e a psicoterapia volta a correr bem e de forma produtiva. A fala do paciente torna-se mais profunda e com mais conteúdo emocional, os sonhos ficam vívidos e reveladores, as associações e recordações fluem com mais naturalidade.

 

2018-05-03T13:19:24+00:00

Leave A Comment